Complicou
Mais um ano de espera para o fim da duplicação da BR-116
Período eleitoral deve esfriar mobilizações para a sequência das obras, que ainda precisam de meio bilhão em investimentos para serem concluídas
Jô Folha -
Quem trafega pelo Contorno de Pelotas no sentido fronteira-Porto Alegre, pela BR-116, e imagina encontrar uma das rodovias mais importantes do Estado para o escoamento de grãos totalmente duplicada, terá que esperar pelo menos mais um ano. A entrega das obras foi adiada mais uma vez, agora com previsão para 2023. A informação havia sido adiantada na ocasião da inauguração do trecho de Pelotas e, pelo andamento dos trabalhos, acabou sendo confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O órgão lembra ainda que depende da disponibilidade orçamentária. O desafio é conseguir verbas para algumas intervenções remanescentes e batalhar para que o orçamento do próximo ano melhore os recursos, garantindo assim quase R$ 525 milhões que faltam para que se atinja 100% da rodovia duplicada. Em ano eleitoral, no entanto, as mobilizações devem dar espaço às campanhas, voltando à pauta somente em outubro.
Iniciada em 2012, a estrutura - que compreende 211,2 quilômetros de estradas entre Guaíba e Pelotas - está 64,4% pronta. Ou seja, são 136,5 quilômetros em operação. Pelo último levantamento do Dnit, foi concluído e liberado ao tráfego o viaduto de Barra do Ribeiro e a estimativa é de que até o final do ano sejam terminadas as obras em mais 29 quilômetros de pistas, dos quais 12 integram o lote 5, que ainda não teve nenhuma via duplicada disponível ao tráfego. Para isto, devem ser investidos no empreendimento mais de R$ 1,5 bilhão.
Em São Lourenço do Sul o cenário é um pouco diferente. O secretário Especial de Gabinete, Cristian Iepsen, admite que a mobilização não é mais a mesma. “Até mesmo porque as ‘fortes’ foram justamente para a retomada das obras e elas estão em andamento.” No trecho do lote 7 (entre os quilômetros 448 e 470,1) o trabalho na pista ocorre, mas não no ritmo ideal, na opinião do secretário, que, mesmo assim, considera o trabalho satisfatório, principalmente no viaduto e nas alças no trevo da cidade.
Em Turuçu, que compreende o lote 8, dos quatro quilômetros (entre 485 a 489), a metade está terraplanada para a segunda faixa. Na outra metade, nenhum sinal de obra. Já no viaduto na entrada da cidade, só uma pista estava liberada na manhã de segunda-feira (sentido capital-interior). A outra, no sentido contrário, estava interrompida para a colocação de lâmpadas e pintura vertical.
Em Pelotas, o trecho que compreende a antiga sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a nova - 800 metros - também está em uma via. A reportagem não teve resposta do Dnit sobre quanto já foi investido na duplicação desde 2012.
Parlamentares cobram do governo
O deputado estadual Zé Nunes (PT), que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da BR-116, não esconde que, faltando três meses para as eleições, o foco mudou. “Lidamos com uma grande dúvida, pois como saberemos se o próximo governo irá priorizar a duplicação da nossa rodovia? Muitas decisões passam pelas eleições e, com certeza, após o pleito vamos priorizar a liberação dos R$ 524,9 milhões. A nossa Frente Parlamentar está ativa, mantendo diálogo permanente com o Dnit”, garantiu.
Já o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) informa que segue acompanhando de perto o andamento das obras. O parlamentar garante ainda que cobra do Dnit e do Ministério da Infraestrutura o seguimento dos trabalhos.
Confira como está as obras divididas em lotes
Lotes 1 e 2 - 75% dos serviços executados obras em andamento realizadas pelo Exército Brasileiro.
Lote 3 - 20,2 km duplicados e em operação, restando 7,68% para conclusão
Lote 4 - Concluído na sua totalidade.
Lote 5 - A empresa iniciou em abril os trabalhos para concluir a execução dos serviços remanescentes. São 25,1 quilômetros de extensão
Lote 6 - A expectativa é de retomar este ano a execução dos serviços remanescentes, após licitação. Dos 25 quilômetros, faltam ainda 11 para serem concluídos
Lote 7 - Já iniciada a execução do viaduto e ramos de acesso para o município de São Lourenço do Sul. Dos 21,6 quilômetros de extensão, 20,34 já foram liberados
Lotes 8 e 9 - Obras remanescentes nos Lotes 8 e 9 devem ser relicitadas ainda este ano.
Lote 10 - Ponte sobre o Rio Camaquã/Viaduto Pompéia - a empresa contratada está na fase de desenvolvimento dos projetos e preparação do trecho para iniciar as obras.
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